POP UP

2012/13 e 2011/12

A primeira Festa da Vindima e o Feiticeiro da Calheta. PDF Print E-mail
Thursday, 09 March 2017 08:28

No dia 17 de fevereiro de 2017, pelas 11:00 horas, teve lugar no Museu Etnográfico da Madeira as boas-vindas da EBSPMA aos convidados para a inauguração da exposição «A primeira Festa da Vindima e o Feiticeiro da Calheta», promovida pelo CEDECS, Delegação Escolar da Calheta, Museu Etnográfico da Madeira e a nossa Escola.

A primeira Festa da Vindima e o Feiticeiro da Calheta. A primeira Festa da Vindima e o Feiticeiro da Calheta. A primeira Festa da Vindima e o Feiticeiro da Calheta.

A turma do 5.ºC participou no evento apresentando aos convidados, «A arte de trovar, memórias do Feiticeiro da Calheta», versando e cantando uma das músicas mais conhecidas nos arrais madeirenses e na diáspora das comunidades madeirenses, o bailinho da Madeira, herança do Feiticeiro da Calheta, bem acompanhada à viola de arame do Senhor Francisco Gonçalves da Corte e com a braguinha do maestro Avelino Abreu.

Para terminar, o professor Paulo Ladeira, projetou imagens da vida e obra do homenageado, seguindo-se a visita guiada à exposição patente nas salas do Museu.

Foi um momento feliz de convivência e conhecimento das memórias de uma personagem de sentido e humor, cujas metáforas constituíram um empreendedorismo que causa orgulho à Madeira. Os alunos gostaram muito de ter participado nesta nova experiência e regressaram à escola mais enriquecidos.

A primeira Festa da Vindima e o Feiticeiro da Calheta.

Alunos: Turma 5.ºC
Texto da aluna: Carolina Carujo (5.ºC)
Professoras: Emília Silva| Manuela Sánchez (Bau de leitura EBSPMA)

Manuela Romano